Perda de sono causa um grande distúrbio metabólico
- Lucas Figueiredo
- Jun 19
- 1 min read

Essas informações são de um artigo publicado na revista Science que descreve como a privação do sono aumenta o gasto energético em repouso, levando ao desenvolvimento de um balanço energético negativo em células altamente ativas, como os neurônios.

A perda de sono desregula o metabolismo celular e a homeostase energética.

Células ativas altamente metabolicamente, como os neurônios, entram em um estado catabólico durante períodos de perda de sono, o que consequentemente interrompe o funcionamento fisiológico. Especificamente para o sistema nervoso central, a perda de sono resulta em comprometimento da sinaptogênese e da memória de longo prazo, efeitos que também são característicos de doenças neurodegenerativas. Essa interrupção da homeostase energética altera o equilíbrio dos metabólitos, incluindo adenosina, lactato e peróxidos lipídicos, de modo que processos energeticamente dispendiosos, como a formação de sinapses, são atenuados.

Durante a perda de sono, as células metabolicamente ativas desviam recursos energéticos daqueles processos que não são extremamente essenciais, como a formação da memória, para apoiar a sobrevivência celular.
No geral, a perda de sono modifica o funcionamento ideal do cérebro e dos tecidos periféricos, alterando os perfis metabólicos de vários tipos de células. Ou seja, cuidem do seu sono!








Comments