top of page

Perda de sono causa um grande distúrbio metabólico

  • Writer: Lucas Figueiredo
    Lucas Figueiredo
  • Jun 19
  • 1 min read
ree

Essas informações são de um artigo publicado na revista Science que descreve como a privação do sono aumenta o gasto energético em repouso, levando ao desenvolvimento de um balanço energético negativo em células altamente ativas, como os neurônios.

ree

A perda de sono desregula o metabolismo celular e a homeostase energética.

ree

Células ativas altamente metabolicamente, como os neurônios, entram em um estado catabólico durante períodos de perda de sono, o que consequentemente interrompe o funcionamento fisiológico. Especificamente para o sistema nervoso central, a perda de sono resulta em comprometimento da sinaptogênese e da memória de longo prazo, efeitos que também são característicos de doenças neurodegenerativas. Essa interrupção da homeostase energética altera o equilíbrio dos metabólitos, incluindo adenosina, lactato e peróxidos lipídicos, de modo que processos energeticamente dispendiosos, como a formação de sinapses, são atenuados.

ree

Durante a perda de sono, as células metabolicamente ativas desviam recursos energéticos daqueles processos que não são extremamente essenciais, como a formação da memória, para apoiar a sobrevivência celular.

No geral, a perda de sono modifica o funcionamento ideal do cérebro e dos tecidos periféricos, alterando os perfis metabólicos de vários tipos de células. Ou seja, cuidem do seu sono!


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

A sua chance de ter uma vida saudável e viver em alta performance dependia apenas de você. Agora, depende de mim também.

Nutricionista CRN 20843D

Lucas Figueiredo

Locais de
Atendimento

Atendimentos Online:

Mais de 40 países

Atendimentos Presenciais:

Av. Victor Villa Verde, nº 300, sala 205

Santo Antônio da Parulha - RS

Tel: (51) 9 98519582

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

© 2022 by Lucas Figueiredo

bottom of page